Home / Notícias / APLB-Sindicato na festa da Lavagem do Bonfim. CTB convoca sindicatos
APLB-Sindicato na festa da Lavagem do Bonfim. CTB convoca sindicatos
CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 90

APLB-Sindicato na festa da Lavagem do Bonfim. CTB convoca sindicatos

2

A CTB Bahia está convocando todos os sindicatos e dirigentes classistas para participar da Lavagem do Bonfim, que acontece na próxima quinta-feira, 12 de janeiro, em Salvador. A ideia é montar um grande bloco para levar as bandeiras dos trabalhadores para o cortejo que sai do Comércio, em direção à Colina Sagrada. A concentração será ao pé da Ladeira da Conceição, a partir das 8h.

“Fé na luta. Nenhum direito a menos!”  foi o tema escolhido para embalar o bloco classista, que será animado por uma fanfarra  durante os 8 quilômetros da festa. “Fizemos uma reunião nesta quinta (5) e decidimos unificar o nosso material de protesto em torno de cinco eixos comuns: contra a retirada de direitos, a reforma da previdência e a terceirização e em defesa do SUS e de diretas já!. Estes temas devem estar presentes nas faixas, cartazes e estandartes que os sindicatos levarão para a Lavagem”, informou o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira.

O bloco da resistência contra o golpe e a retirada de direitos contará ainda com o reforço das demais entidades que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo na Bahia, que também participam do cortejo até o Bonfim.

A festa

A Lavagem do Bonfim é a segunda maior festa popular da Bahia. Em 1º lugar é o  Carnaval. O ritual, que se repete todos os anos desde 1754, e milhares de pessoas e acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.

O festejo começa com um ato ecumênico na Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, de onde a multidão segue em uma caminhada de 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, no bairro do Bonfim. O cortejo é comandado por baianas com trajes típicos, que carregam vasos com água de cheiro para lavar as escadarias da igreja.